sexta-feira, 2 de março de 2012

Porque ADORO velhinhos...

Gostei e roubei DAQUI da Opiniões em Teia

"Trabalho diariamente com idosos e, para além de ser um trabalho que exije muito esforço, dedicação e paciência é, por outro lado, um trabalho que pode ser angustiante! Afinal de contas, como um deles dizia: "Aqui é o último degrau ...Daqui já só para o caixão". É muito triste, e quem diz que a velhice não assusta não conhece de todo esta realidade: a realidade de perder capacidades diariamente; a realidade de falta de suporte familiar; a realidade do sentimento de perda (pela morte dos companheiros de longa data); a realidade por apresentarem baixos rendimentos.
As doenças que os assombram são assustadoras, e para nós, técnicos que os acompanham, é triste presentear tudo isto e vê-los decair dia após dia. E faz-nos pensar muito...é mesmo desanimador chegar a velho, ter dificuldade nas actividades quotidianas, ter necessidade de ajuda parcial, perder o/a companheiro/a com quem partilhou alegrias e tristezas, sonhos e desilusões, perder os amigos de longa data com os quais se distraía nas tardes solarengas...
Mas a vida é mesmo assim, e tudo tem um principio, um meio e um fim. Por isso temos que aproveitar ao máximo o tempo que cá estamos porque o tempo voa e quando dermos por nós, estamos com rugas e de bengala... Por mais difícil que seja, sim porque dizer que temos que aproveitar a vida é muito bonito mas temos que trabalhar para levar este país para qualquer lado a frente, vamos lá a fazer os possíveis para enfrentar o dia-a-dia que um sorriso já que, na realidade, há pessoas em situações bem piores que nós!"
 
... e gostava daqui a uns meses poder dizer que é com eles que trabalho. Gosto muito mais de idosos do que crianças, e a minha paciência para eles é infinita!

4 comentários:

Opinante disse...

E muito bom trabalhar com eles, mas nada fácil! Trabalho há 3 anos com este tipo de população e é muitoooooooooooo complicado, nunca pensei! Embora reconfortante!

MissBlueEyes disse...

Eu adoro velhinhos. Adoro-os. E vou tentar voltar a trabalhar com eles :)

Patrícia Teodoro disse...

Eu adoro trabalhar com idosos 100000 vezes mais do que co crianças. Qual é a tua formação???

MissBlueEyes disse...

Olá Patrícia, não tenho qualquer formação na área. A única formação é o gosto pelos velhinhos e foi cuidar e tratar da minha avó antes de falecer. Fazia questão de ser eu a cuidar e tratar dela. Fazia-lhe a trança, mudava-lhe a fralda, lavava-a e limpava-a, dava-lhe de comer, etc... Trabalhei apenas uns tempos no apoio domiciliário. E não fosse ser tão mal pago eu diria que era o trabalho perfeito para mim. :)